Ainda estava sonhando com o Peugeot 307 quando me deparei com Peugeot 308, mas antes de morrer eu compro o 307.
A diferença do 307, ao 308 é 74 mm mais comprido, 85 mm mais largo e 12 mm mais baixo. As vias foram alargadas 30 mm na frente e 16 mm na traseira. Disponível com seis motorizações, três a gasolina (desenvolvidas pelo Grupo PSA em parceria com a BMW) e três Diesel, a gama inicia-se no 1.4 VTi de 95 cv, prossegue com o 1.6 VTi de 120 cv e termina no 1.6 THP de 150 cv (todos têm acopladas caixas manuais de cinco velocidades). No que aos Diesel diz respeito, a oferta começa no 1.6 HDi de 90 cv (o único que não tem filtro de partículas), continua com o 1.6 HDi de 110 cv e acaba no 2.0 HDi de 136 cv. Enquanto os 1.6 HDi dispõem de caixa manual de cinco velocidades, o 2.0 HDi recorre aos préstimos de uma manual de seis relações. Mas estão previstas, também, outras: automática de quatro velocidades para os motores 1.6 VTi e 1.6 THP; automática de seis velocidades para o 2.0 HDi; manual pilotada para o 1.6 HDi de 110 cv.
Com início de comercialização agendado em Portugal para o próximo mês de Setembro, o Peugeot 308 contará, numa primeira fase, apenas com a carroçaria de cinco portas e com os motores 1.6 THP e 1.6 HDi de 90 e 110 cv. Em Novembro, deverá chegar a carroçaria de três portas bem como os motores 1.4 VTi e 2.0 HDi. Para o início de 2008, ficará a caixa manual pilotada para o 2.0 HDi.
Fotos do brinquedinho aqui