Páginas

Carro mais rapido do muno

Categorias , , | Postado em 10:30

Motorista do DF é 'flagrado' a 880 km/h no Rio de Janeiro

O engenheiro de alimentos Rafael de Andrade não consegue regularizar o IPVA deste ano de seu carro porque deve R$ 127,69 ao Detran do Rio de Janeiro por uma multa que se recusa a pagar. O órgão carioca o acusa de passar a uma velocidade de 880 km/h por um radar eletrônico em Niterói/RJ,(O carro de Rafael é um Gol 1.0) em uma via cuja velocidade máxima era 60 km/h.

Rafael entrou com recurso no Detran de Niterói. Achou que a multa ia ser desconsiderada, mas ela foi mantida. Para o Detran de Brasília, o documento do carro só sai se ele pagar a dívida. “Eu me recuso a pagar a multa”, indigna-se o engenheiro. “Estou sem documento aqui no DF e, se for parado, quero saber o que eu vou falar para o guarda”, reclama.

Laura Bush

Categorias , | Postado em 09:10

Soldados neozelandeses realizam apresentação do Haka, tradicional dança do país, durante cerimônia de boas-vindas para a primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, em Bamiyan. Ela pediu à comunidade internacional que não abandone o Afeganistão

Formatos de video

Categorias , , , , | Postado em 07:43

CAM
O CAM é um "rip" feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas são ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins, mas as vezes, com sorte, o cinema está quase vazio e apenas baixos ruídos serão ouvidos.

TELESYNC (TS)
Um telesync tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de forma errada.

TELECINE (TC)
Uma máquina de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos, os telecine são muito raros. Geralmente o filme estará com o aspect ratio (proporção) correto, apesar de existirem telecine de 4:3 (tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um contador visível e fixo durante todo o filme.

SCREENER (SCR)
Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, para uso promocional. Um screener é fornecido de uma fita VHS e normalmente em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns screener com faixas pretas já terem sido lançados. A maior desvantagem é um ?ticker? (uma mensagem que aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e um telefone anti-pirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em alguma cópias, dura o filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.

R5
R5 se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição ".LINE" para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de ".R5" e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.


DVD-SCREENER (DVDscr)
Mesmas condições do screener, mas com uma fonte de DVD. Normalmente com letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de venda e/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e pode atrapalhar a visão. Se o ?ripador? tiver o mínimo de conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra SVCD ou DivX/XviD.

DVDRip
Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.

VHSRip
Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.

TVRip
Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de ?PRE-AIR?, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedências.

PDTV/HDTV
Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.

WORKPRINT (WP)
Um workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode conter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a muito ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Preto está faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.

DivX Reenc
Um DivX re-enc é um filme que foi retirado do VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX. Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não vale o download, a menos que você esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão de 300MB.

Watermarks
Muitos filmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcados pelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas d'água "Z" "A" e "Globe".

Asian Silvers / PDVD
São produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como VCD normalmente.

SVCD
SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.

VCD
É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.

XVCD / XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.

KVCD e KSVCD
KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.

KDVD
Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.

AVI
Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.

MPEG
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.

OGM
Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.

VBR
Bitrate Variável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.

Bitrate
Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.

Aspect Ratio Tags
WS - Widescreen (letterbox)
FS - Fullscreen

Codec
É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).

DivX / XviD
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.

NTSC / PAL
NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.

AC3
Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.

AAC
Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.

BIN / CUE
Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.

Expressões encontradas:

PROPER
Devido aos critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por exemplo!). Mas se a qualidade desse release for ruim, devido alguns problemas na imagem ou som, e outro grupo tem outro telesync (ou a mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é adicionada para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais subjetiva encontrada, e as pessoas geralmente pergutam se o PROPER é melhor que a versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre incluso no .NFO.

UNRATED
Versão sem cortes.(Normalmente os vídeos são editados para conseguir um classificação etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados completos)

LIMITED
Um filme limited significa que ele tem um número de exposições em cinemas limitados, normalmente estreando em menos de 250 cinemas. Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse estilo.

INTERNAL
Um release interno é feito por vários motivos. Grupos clássicos de DVD fazem muito isso, visto que eles não serão trapaceados. Também rips de má qualidade são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do grupo, ou devido ao grande número já existente do filme. Um lançamento interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão. Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da popularidade. Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases internos, mas num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava somente para membros do grupo e não o disponibilizavam.

STV
Straight To Video. Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.

ASPECT RATIO Tags
As expressões de formato são:
WS = Widescreen (letterbox)
FS = Fullscreen.

REPACK/RERIP
Se um grupo lança um rip ruim, eles irão re-lançá-lo, o qual virá com os problemas corrigidos.

NUKED
Um rip pode ser "NUKADA", banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de "TeleSyncs", ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo. Se um grupo perceber que há algo errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.

Razões para o NUKE
BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme. Personagens aparecem muito largos ou finos.
BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.
BAD FPS - Não segue o padrão de quadros por segundo vigente.
INTERLACED - Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.

DUPE
Duplicada, já foi feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão séria.

SE (special edition)
Edição Especial

DC (director's cut)
Versão do diretor


fonte

10 dicas para se livrar de um homem

Categorias , , | Postado em 07:28

Existem vários livros sobre como conquistar um homem, o que fazer na primeira transa, segredos masculinos que devemos saber, mas aqui vai 10 dicas infaliveís para se livrar de um homem!

Aja como louca
Essa medida é um pouco desesperada, mas funciona. Agir como uma psicótica pode soar um pouco falso, então tenha certeza de que será uma boa atriz. Seja carinhosa, fale coisas amáveis ao pé do ouvido, e logo em seguida comece a gritar com ele, acusá-lo de qualquer coisa. Ouça vozes que conversam com você do "além", diga que a televisão faz barulhos à noite e que ela quer te dizer alguma coisa. Nem você agüentaria um tipo assim. Mas cuidado, a sua família pode tomar a iniciativa de internar você.

Fale dos seus ex
Comece a conversa normalmente, mas aos poucos vá lembrando do seu ex, ou de todos os ex-namorados, e conte intimidades. Por exemplo, como eles eram bons na cama, as loucuras de amor que fez por eles, a cor de suas cuecas preferidas, as lingeries que eles te davam e o que vocês faziam depois, como eram lindos e fortes, como você gostava quando eles te beijavam perto da orelha. O indesejado provavelmente tentará mudar de assunto, mas não deixe que isso aconteça e tenha certeza de que, com isso, não haverá um próximo encontro.

Melhores amigos
Homens têm dificuldade em aceitar os melhores amigos da mulher, especialmente quando os amigos são homens também. Compará-lo ao seu melhor amigo,lembrando de deixar implícito que o seu amigo é mais legal e mais compreensivo, afasta até o mais persistente dos caras. Ao passar por uma loja, fale alto o suficiente para ele ouvir que o seu amigo iria adorar tal produto. Mantenha a figura dele presente nas conversas. Conte de viagens que fizeram juntos, das risadas, de como ele te ajudou a superar tantos momentos ruins. Às vezes esse tipo de conversa é ainda mais desagradável do que mencionar ex-namorados, porque o amigo continua lá.

Seja grudenta
Ao se despedir depois de um encontro, diga que o ama e não pode viver sem ele. Depois de meia hora ligue para dizer que está com saudades e precisa dele. Continue ligando a noite inteira, se conseguir até chore de tanto que sente sua falta. Em algum momento ele irá parar de atender, então deixe recados na caixa postal para declarar todo o seu amor, cada vez de forma mais intensa. Acreditem se quiserem, mas existem homens que até gostam desse grude todo.

Seja melosa
Apelidos carinhosos são bons para uma vida a dois, mas não na frente dos amigos. Por isso, crie apelidos como "chuchuzinho", "meu tesouro", "neném", "diamantinho" e transforme-os em nomes oficiais especialmente perto dos amigos dele. Se ele reclamar, diga que é uma prova do quanto o ama e, se ele não retribuir, quer dizer que não te ama. Se funcionar, ele dirá que não te ama e você poderá deixá-lo para trás.

Atinja a sua masculinidade
Se tem algo que os homens não gostam é de ter a masculinidade ferida. E não precisa nem duvidar da porção "macho man" deles, basta obrigá-los a fazer algo que não consideram "coisa de homem". Por exemplo, insista para que ele te acompanhe a uma balada gay. E mais: faça com que ele dance. Se der vá para perto dos go-go dancers e curta a balada dançando ao lado deles e se enturmando - e obrigando o seu parceiro a fazer o mesmo. Ou então marque horário na manicure para você e para ele, porque "homens que cortam e cuidam das unhas são mais atraentes". (hahahaahahaha)

Programas de índio
Tudo bem que ele é um mala e você não quer que sua família o conheça, mas se está difícil dispensar o tipo, apele para aquele priminho levado. Reserve um sábado inteiro, de preferência um no qual ele tenha marcado uma partida de futebol, e leve-o para ser babá da pestinha. Deixe claro que seu primo é pequeno e não podem gritar com ele, e que ele simplesmente adora brincar de cavalinho. Adivinhe quem será o cavalo?

Tome posse das suas coisas
O que é seu, é meu. Esse é o lema. Na casa dele, sinta-se à vontade, use as coisas dele como se fossem suas. A xícara preferida, o notebook, leve alguns DVDs emprestados, assista à novela ou a um filme quando ele quiser ver o noticiário. Só não use as roupas dele, porque os homens tendem a achar isso sexy. Outro exemplo é reprogramar as estações do rádio do carro, tirando aquelas que ele adora e colocando as que ele não suporta - mas que, por coincidência, são justamente as que você mais ouve.

Espelho, espelho meu
Tudo bem que você se sente bem consigo mesma, se cuida e se acha atraente. Mas se mostrar insegura e pedir que ele afirme a toda hora como você é a mulher mais bonita do mundo é um ótimo jeito de irritá-lo. Só que não basta colocar um vestido dos tempos da sua avó e perguntar se ficou bonita, invista em comparações. Por exemplo, ao ver um filme com a Angelina Jolie, vire e pergunte "você me acha mais bonita do que ela?". Se ele tiver um pouco de bom senso e responder que sim, não pare: pergunte o porquê, o que você tem que ela não tem, até ele ficar sem respostas.

Acompanhante
Levá-lo para fazer compras é certeza de acabar com a paciência dele. Mesmo que não vá de fato comprar muitas coisas, gaste muito tempo experimentando roupas, sapatos, maquiagem. Se for gastar, melhor ainda, porque ele pode passar 4 ou 5 horas carregando sacolas no shopping, andando de um lado para o outro te seguindo. E não se esqueça de, sempre que possível, proferir a frase "ficou bom mas quero pesquisar preços, vamos andar mais um pouco".

Seja dependente
Os homens gostam de mulheres que precisem de sua proteção, que não consigam abrir o pote de azeitonas e tenham que lhes pedir ajuda. Faz com que eles se sintam necessários e fortes. No entanto, tudo o que é demais não é bom. Por isso, se quiser afastar um homem, se transforme em alguém que não faz nada sem o aval dele ou sem consultá-lo. O melhor horário é durante uma reunião de negócios, quando ele estiver bastante ocupado. Ligue no celular dizendo que é uma emergência e se desespere que a Internet caiu e você não consegue acessar o site para ler o seu horóscopo. Ou que está fazendo palavras-cruzadas e empacou em uma palavra que não consegue adivinhar de jeito nenhum. Faça isso ao menos cinco vezes por dia, por qualquer motivo. Não há homem que agüente.

Tome conta dele
Pior do que uma mulher dependente é uma que vira "mãe". Trate-o como se fosse uma criança, faça de tudo: dê comidinha na boca dele (inclusive na frente dos amigos); toda semana faça um calendário com as atividades que ele tem que fazer, tanto no trabalho como para você; comece a escolher suas roupas, faça-o trocar todo o guarda-roupa porque ele "não sabe escolher" (aproveite e pegue uns modelos que ele não gosta e vai ter vergonha de usar).

Critique
Ele gosta de rock? Então você prefere axé. Ele não suporta o cheiro de peixe? Então você está louca para comer um sashimi. Ele quer ir ao cinema? Então você sugere um almoço na casa dos seus pais. Ele tem aquela camisa de estimação, azul, que usa há dois anos? Você a acha feia e avisa que, se ele não jogá-la fora, você jogará. Estar com alguém "do contra" cansa qualquer um, e por mais que o ditado diga que os opostos se atraem, é impossível passar momentos agradáveis com quem só reclama de tudo o que você gosta e faz. Abuse dessa tática.

Amigos
Os amigos devem sempre ser um empecilho. Se ele quiser sair com os amigos, diga que prefere um programa a dois. Se ele quiser uma noite especial com você, diga que não dá porque vai sair com suas amigas. E existem ainda duas opções: você odiar ou amar os amigos dele. Se você não se der bem com os amigos dele, começar a criticá-los, dizer que são má influência, é bem provável que ele comece a pensar isso de você e desista da relação. Por outro lado, há a opção de você adorar os amigos dele e até marcar de sair com eles quando ele estiver preso no trabalho. Admire-os, fale deles a toda hora, escolha um para ser o "queridinho". De tanto ciúme é capaz de ele se separar de você para não te perder para os amigos.

Agora não
A falta de apetite sexual é decepcionante para ele. A velha desculpa do "estou com dor de cabeça" ou "estou cansada" pode funcionar uma ou duas vezes, mas não sempre. Se os caprichos, manhas e grude não deram certo, tente demonstrar falta de interesse no sexo todas as vezes que estiverem juntos. Com certeza ele vai entender que há algo errado e, se funcionar, vai tentar a sorte com outra pessoa e te deixar em paz.

Categorias | Postado em 07:26

10 de Junho - Dia da Língua Portuguesa







| Postado em 07:02

10 de Junho - Dia da Artilharia