Pouca gente sabe, mas o Eclipse nasceu de uma parceria - no fim dos anos 80 - entre a Mitsubishi e a Chrysler. Dessa união nasceriam o Plymouth Laser e o Eagle Talon. O Laser sequer sobreviveu à primeira geração. Desapareceu em 1994, vítima de anemia aguda de vendas. O segundo ficou restrito ao mercado norte-americano até 1998, já na segunda geração, quando a divisão da Chrysler foi fechada. Já o Eclipse continuou no mercado. Dos Estados Unidos ele foi para o Canadá e até para Taiwan. Por aqui, chegou em 1992, com marcantes faróis afilados escamoteáveis e linhas que contrastavam com o que tínhamos na época.
Mas foi apenas na segunda geração, de 1995, com linhas musculosas, que o Eclipse "vingou" por aqui. E anos mais tarde viria a se tornar febre entre os adeptos do tuning, depois de estrelar o filme Velozes e Furiosos, de 2001. A terceira geração do carro, com linhas mais comportadas, apresentada em 2000, não obteve o mesmo sucesso do anterior. O carro deixou de ser importado no ano seguinte e, fazendo jus ao nome, desapareceu.
Nesta quarta geração, a marca volta a apostar em um visual mais musculoso. Desenvolvido e fabricado pelo braço norte-americano da Mitsubishi, que fica na cidade de Normal, em Illinois, suas linhas remetem à segunda geração, com faróis ovalados na dianteira. O pára-choque mantém uma grande entrada de ar. Se você acha que é para resfriar o intercooler, está enganado. Esta geração abandonou de vez o motor turbo, como você verá adiante. Na traseira, as lanternas são o destaque, com refletores circulares e linhas angulosas.
Ficha
BolsoA marca tem 106 concessionárias no país, mas apenas oito receberão treinamento para vender e assistir o esportivo.
Preço do carro: 153 990
Garantia: 1 ano sem limite de km
Número de concessionárias: 8
Consumo cidade (km/l) (G): 9,4*
Consumo estrada (km/l) (G): 12,8*
Tanque de combustível/autonomia (l)/(km): 67 / 857
Conforto
Ar-condicionado/direção hidráulica: s / s
Rodas de liga leve/pintura metálica: s / s
CD player/comandos no volante: s / s
Vidros/travas elétricos: s / s
Espelhos/teto solar elétrico: s / -
Banco traseiro rebatível 2/3 / 1/3: - / -
Câmbio automático/cruise-control: - / s
Computador de bordo/bancos de couro: - / o
Segurança
O Eclipse é um 2+2. Espaço na traseira, só para duas crianças. E apenas dois cintos de segurança.
ABS/BAS/EBD: s / s / s
Controle de tração/estabilidade: s / -
Airbags (frontais/laterais/cabeça): s / s / -
Encosto de cabeça/cinto de 3 pontos para 5º passageiro: - / -
Alarme/imobilizador/brake-light: s / s / s
Desempenho
A máxima do esportivo é limitada eletronicamente.
0-100 km/h (s) (G): 7,6
0-1000 m (s) (G): 27,8
3ª 40 a 80 km/h (s) (G): 4,7
4ª 60 a 100 km/h (s) (G): 6,3
5ª 80 a 120 km/h (s) (G): 8,4
Velocidade máxima (km/h) (G): 215*
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 64,6 / 29,5 / 15,4
Ruído interno PM/RPM máx (dB): 42,1 / 74
Ruído interno 80/120 km/h (dB): 64,9 / 67,8
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 96,5
Ficha técnica
Na dianteira, o Eclipse utiliza discos ventilados e pinça com dois pistões.
Motor/posição: dianteiro / transversal
Construção/cabeçote/cilindrada (cm3): 6 cilindros em V / 24V / 3828
Diâmetro/curso (mm): 95 / 90
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência (cv a rpm): 267 a 5 750
Torque (mkgf a rpm): 36 a 4 500
Câmbio (tipo/marchas/tração): manual / 6 / dianteira
Direção (tipo/nº voltas): hidráulica / 3 voltas
Suspensão dianteira: independente tipo McPherson
Suspensão traseira: independente multilink
Freios (tipo/dianteiro/traseiro): hidráulico / disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 225/50 R17
Dimensões
A distribuição de peso é de 60% na dianteira e 40% na traseira.
Comprimento/entreeixos (cm): 456 / 257
Altura/largura (cm): 139 / 183
Porta-malas (litros): 445
Peso (kg): 1571
Peso/potência (kg/cv) (G): 5,9
Peso/torque (kg/mkgf) (G): 43,6
Diâmetro de giro (m): 12,2