BRABUS SV 12 S, o cabriolet mais veloz do mundo
Baseado Mercedes-Benz SL 600, modelo é limitado eletronicamente a 350 km/h!
Carros sem capota costumam ser um convite a acelerar, como mostram os modelos conversíveis de Ferrari, Porsche e Lamborghini, por exemplo. Nenhum destes, porém, é capaz de ultrapassar os 350 km/h.
Baseado no Mercedes-Benz SL 600, o SV 12 S segue a linhagem do Rocket e do Bullit. Tem, inclusive, o mesmo motor, um V12, baseado de 5,5litros e 517 cv que equipa o Classe S, mas bem mais forte. Além da adição de dois turbos, a BRABUS ampliou sua capacidade cúbica para 6.233 cm³, com a adoção de um virabrequim especial, mais resistente, cilindros mais largos e pistões forjados. O fluxo de ar também foi otimizado, tanto na admissão quanto na exaustão.
Os turbos contam com intercooler maiores, para o máximo de admissão de ar no motor, e os escapamentos são de aço inoxidável, com quatro saídas. Como os alemães não deixam que a performance afete sua preocupação com o ambiente, os catalisadores estão ali, mas têm fluxo mais livre, para não estrangular o motor. A eficiência é garantida: o V12 atende aos níveis de emissão EURO IV, bastante severo.
Todo esse trabalho criou o motor mais forte de origem germânica testado pela TÜV, entidade de certificação alemã. São 730 cv a 5.100 rpm, com torque máximo de 134,6 kgm a baixos 2.100 rpm. Como é muita força, o torque acabou limitado a 112,2 kgm, na mesma faixa de giro. A tração é traseira, feita por uma transmissão de cinco marchas mais resistente. Afinal de contas, não é qualquer caixa de câmbio que agüenta 112,2 kgm de torque...
Mas não teria sido mais fácil pegar o motor do S 65 AMG, por exemplo? Para o que a BRABUS queria, um tuning de verdade, não. O V12 da AMG tem 612 cv e capacidade menor, de 5.980 cm³, e 102 kgm de torque. Além disso, era a chance que a empresa tinha de mostrar que havia limites ainda mais altos para o modelo da Mercedes-Benz. Se a AMG vai longe, a BRABUS queria provar que ia ainda mais, com o mesmo respeito à durabilidade.
Com tanta potência, capaz de levar o carro a velocidades muito acima dos 250 km/h estabelecidos pelo acordo de cavalheiros existente entre as montadoras alemãs e o governo, o SV 12 S, assim como o Rocket e o Bullit, teve de ter sua velocidade máxima limitada a 350 km/h. Se apresentasse qualquer número superior a isso, seria autorizado a circular apenas em circuitos, como carro de corrida.
Assim, o carro acelera até os 100 km/h em 4 s, a 200 km/h em 10,9 s e até os 300 km/h em 29,5 s. Com isso, ele não apenas é um dos cupês-cabriolet mais rápidos do mundo, como um dos esportivos mais nervosos à venda hoje