BUENOS AIRES - A província de Córdoba, na Argentina, anunciou um plano para atrair novos investimentos em TI.
Mais conhecida por sua rica agricultura e grandes universidades, a província de Córdoba, no centro da Argentina, passou a se designar como o Vale do Silício de seus país: mais de 250 empresas do setor de tecnologia já estão sediadas lá.
A capital argentina, Buenos Aires, vem há muito ocupando posição dominante como maior pólo financeiro e industrial da terceira maior economia da América Latina, mas o governo da província de Córdoba está confiante em que incentivos fiscais e uma força de trabalho capacitada podem lhe oferecer vantagem.
"Quando uma empresa está escolhendo uma cidade, há muitas coisas a considerar, como a presença de universidades, o talento gerado no local e a infra-estrutura", disse o presidente da Electronic Data Systems (EDS) na Argentina, José Berruecos.
"Córdoba tem tudo isso. E obviamente as condições tributárias a tornam ainda mais atraente", acrescentou.
A EDS, que recentemente abriu um centro de desenvolvimento em Córdoba, é a segunda maior fornecedora mundial de serviços de tecnologia, depois da IBM, que também tem operações em Córdoba.
Funcionários do governo local dizem que é difícil estimar o investimento total no setor de tecnologia, mas EDS, IBM e Motorola, somadas, investiram cerca de 50 milhões de dólares na região desde 2001, e planejam quadruplicar esse montante nos próximos cinco anos.
"Em seis anos, Córdoba se transformou no mais dinâmico centro de tecnologia da informação na América Latina, desde que a Motorola se transferiu para cá, em 2001", disse o secretário do Comércio e Indústria da província Jorge Mansilla.
Córdoba, que fica cerca de 800 quilômetros a noroeste de Buenos Aires, é a principal região produtora de soja e milho da Argentina, e destino turístico popular entre os cidadãos do país.
Mansilla disse que a província, com população de cerca de três milhões de habitantes, abriga nove universidades e tem a maior presença per capita de estudantes universitários da América do Sul.
Universidades prestigiosas, entre as quais a Universidade Nacional de Córdoba, fundada pelos jesuítas em 1613 e a mais antiga do país, atraem alunos de toda a Argentina.
Reuters
Argentina diz que será novo Vale do Silício, Reuters - BUENOS AIRES - A província de Córdoba, na Argentina, anunciou um plano para atrair novos investimentos em TI. [...]
Comments (0)
Postar um comentário