Eles são uma benção para a indústria do videogame. Os jogos maciçamente multijogador são uma galinha dos ovos de ouro para as suas editoras. Eles trouxeram pela primeira vez o conceito de assinatura nos videogames, com alguns sendo gratuitos (como Second Life) e outros pagos (como World of Warcraft). Mas a concorrência é dura. Segundo as estimativas, entre 50 e 75% dos jogos presentes no mercado, 10 títulos figuram nas primeiras posições. O que é lógico. Para ser eficiente, um jogo maciçamente multijogador deve ter uma massa de jogadores. E a massa atrai a massa...
Então quais são estes 10 MMOs que dominam o mercado?
1. World of Warcraft
Publicação : 2004
Jogadores ativos : 8,5 milhões
Pago : sim
2. Habbo Hotel
Publicação: 2000
Jogadores ativos : 7,5 milhões
Pago : não (mas existem elementos pagos dentro do jogo)
3. RuneScape
Publicação : 2001
Jogadores ativos : 5 milhões
Pago : não
4. Club Penguin
Publicação : 2006
Jogadores ativos : 4 milhões
Pago : sim
5. Webkinz
Publicação : 2005
Jogadores ativos : 3,8 milhões
Pago : sim
6. Gaia Online
Publicação : 2003
Jogadores ativos : 2 milhões
Pago : não (mas existem elementos pagos dentro do jogo)
7. Guild Wars
Publicação : 2005
Jogadores ativos : 2 milhões
Pago : sim
8. Puzzle Pirates
Publicação : 2003
Jogadores ativos : 1,5 milhão
Pago : não
9. Lineage I/II
Publicação : 1998
Jogadores ativos : 1 milhão
Pago : sim
10. Second Life
Publicação : 2003
Jogadores ativos : 500.000
Pago : não (mas existem elementos pagos dentro do jogo)
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Runescape segundo a própria Jagex é paga sim, mas na verdade tem "elementos pagos dentro do jogo" como alguns listados aê, e não sei em que mundo Puzzle Pirates é de graça. o_o