Páginas

Lei seca nas estradas do Rio Grande

Categorias | Postado em 09:21

A partir de 01 de fevereiro de 2008 a polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizará os 1.507 pontos de venda de bebida alcoólica localizados às margens das estradas federais no Rio Grande do Sul. Todos esses estabelecimentos, estão proibidos de vender ou oferecer álcool a partir dessa sexta-feira, e deverão ser alvo de uma fiscalização intensiva durante a primeira quinzena de fevereiro.

Para a tarefa de coibir o comércio de bebida, a PRF conta com cerca de 650 policiais no Rio Grande do Sul. Durante o Carnaval, quando o trabalho de fiscalização será intensificado, servidores de áreas administrativas deverão trabalhar sobre o asfalto e aumentar o contingente operacional para 700 homens.

A medida do governo federal estabelece ainda que bares, restaurantes, boates e similares deverão fixar cartazes em local visível lembrando à clientela a proibição de comercializar bebidas alcoólicas. O posto da PRF localizado junto à freeway, em Porto Alegre, informa que ainda não foi observada a presença desses avisos nas proximidades da Capital. A expectativa dos policiais é de que a maior parte dos proprietários acabe se submetendo à norma na última hora.

O efetivo da PRF terá à disposição cem viaturas, 26 motocicletas, 33 bafômetros (três deles recém-chegados de Brasília) e 20 radares, dos quais seis fotográficos. Operações de abordagem de motoristas deverão ser realizadas inclusive durante as madrugadas.

Se for flagrado bêbado, o condutor deverá ser punido de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece multa, retenção do veículo e abertura de processo para suspensão do direito de dirigir. Se o motorista colocar em risco a vida de outra pessoa, fica sujeito ainda à pena de detenção de seis meses a três anos.

Comments (0)