Páginas

Motociclistas sao obrigados a tirar capacete

Categorias | Postado em 12:12

Motociclistas podem ser obrigados a tirar capacete

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que proíbe o uso de capacetes quando os motociclistas não estiverem no trânsito. Se sancionada pelo prefeito José Fogaça, a proposta obrigará condutores e passageiros a retirarem o equipamento de segurança sempre que estacionarem nas ruas ou entrarem em estabelecimentos públicos e privados. De autoria do vereador José Ismael Heinen, a proposição tem por objetivo coibir assaltos e atos de violência praticados por pessoas cujas identidades ficam ocultas pelo capacete.

— Sabemos que o projeto não vai resolver o problema da insegurança, mas certamente vai ajudar. Com ele, serão inibidos os crimes praticados por bandidos que utilizam motos nas suas ações — explicou o vereador.

Segundo o texto do projeto, mesmo quando se dirigirem a postos de combustíveis para abastecer, os motociclistas e seus caroneiros terão de tirar o capacete já na calçada. Além disso, cartazes alertando para a proibição deverão ser afixados em estabelecimentos públicos e privados. Os detalhes da proposta, porém, ainda não estão totalmente definidos. Caso seja aprovada, a lei terá um prazo de 180 dias para ser regulamentada. Segundo Heinen, a fiscalização deverá ficar a cargo da prefeitura, mas também da sociedade, a quem caberá exigir o cumprimento da medida.

O autor informa ainda que os motoqueiros que forem flagrados infringindo a lei poderão ser multados em cerca de R$ 80. Mesmo dependendo da aprovação de Fogaça e de regulamentação, a idéia já vem provocando revolta entre os principais atingidos, que se dizem prejudicados. Para o presidente da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, Leandro Balardin, o projeto é preconceituoso e inadequado:

— A proposta trata todos os motociclistas como se fossem suspeitos de algum crime, o que é um absurdo. Algo assim jamais vai entrar em vigor, porque antes disso vamos ingressar na Justiça.

É um absurdo, para o governo é muito mais fácil proibir, do que investir em educação, quem sabe a próxima proibição será o toque de recolher das pessoas somente negras ou a proibição de armas de fogo para pessoas "de cor", o fim do anonimato na internet brasileira, ou até mesmo a proibição de bebidas alcoólicas, ops já estão fazendo isso. E você que tinha pena dos chineses ou dos cubanos que eram reprimidos e não tinham liberdade alguma.

Comments (0)