Páginas

Liberdade na Internet

Categorias , , , | Postado em 08:06

A Abranet alega que seus associados estão encontrando dificuldades para bloquear blog da Wordpress.

No final da última semana, a Justiça de São Paulo determinou que um blog hospedado na WordPress seja bloqueado.A 31ª Vara Civel do Tribunal de Justiça entendeu que o blog não pode continuar acessível, pois contém conteúdo criminoso.

A URL do blog, seu conteúdo ou o tipo de crime cometido não foram revelados, pois o processo corre em segredo de Justiça.

Tecnicamente, a solução mais simples seria o Wordpress tirar o blog do ar ou bloquear seu acesso para IPs brasileiros.Ocorre que a Wordpress tem seus servidores e sede fora do Brasil, portanto não precisa obedecer as ordens da Justiça brasileira.

Assim, o Tribunal notificou os provedores para que implementem o bloqueio. Segundo o diretor da Abranet, associação que reúne mais de 100 provedores brasileiros, a maioria das empresas de acesso à web tem dificuldades em cumprir a ordem.

“Tecnicamente é muito difícil bloquear uma única URL da WordPress. Alguns provedores estão optando por impedir o acesso a todo conteúdo da WordPress, o que prejudica muitos usuários”, diz Eduardo Paraja, diretor da Abranet.

Paraja diz que a associação enviou carta à Justiça explicando as dificuldades que seus associados encontram e explicando que seria muito mais simples pedir diretamente à WordPress que efetue o bloqueio. “Até o momento não obtivemos resposta”, diz Paraja.

Alguns provedores já implementaram a medida e optaram por impedir o acesso a todo o WordPress, o que impede seus usuários de acessar o conteúdo de milhões de blogs, entre eles ao menos um milhão editados por brasileiros.

Bloquear apenas um blog específico é possível, porém muito mais trabalhoso do que efetuar o bloqueio a todo WordPress, além de gerar custo maior, já que é necessário dedicar funcionários mais horas para implementar a modificação.

Ao bloquear todo o WordPress, os provedores também geram maior comoção entre os usuários, o que pode pressionar a Justiça a evitar este tipo de medida.

Em 2007, quando a Justiça mandou tirar um vídeo de Daniela Cicarelli do ar, acabou gerando o bloqueio de todo o YouTube no Brasil.

A repercussão do caso fez o juiz responsável pela sentença modificar sua decisão dias depois, explicando que não desejava gerar censura a todo YouTube.

De qualquer forma, um blogueiro tem muitas alternativas para impedir que seu conteúdo seja bloqueado.

Uma delas é simplesmente publicar o mesmo conteúdo em outro serviço de blogs ou usando outra URL. Usuários que desejem ter acesso a um site bloqueado podem, ainda, usar um proxy de fora do Brasil em seu navegador, e burlar a proibição.

Comments (0)