A previsão da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico é de que, nesta época de festas de final do ano, as lojas online faturem R$ 1,63 bilhão, 30% a mais que em 2008.
Para quem pretende fazer compras de Natal pela internet, veja alguns velhos cuidados que devem ser tomados:
- Não use computadores de terceiros, como de lan houses, para compras ou internet banking.
- É fundamental manter os softwares de segurança atualizados: antivírus, anti-spyware (contra espiões) e firewall (que impede invasões). Não esqueça de baixar as correções dos aplicativos e sistema operacional tão logo sejam oferecidas pelos fabricantes, porque geralmente corrigem brechas que podem deixar seu micro vulnerável a terceiros.
- Desconfie de e-mails que levam a clicar em links, como os que avisam que seu nome está na Serasa, peçam recadastramento ou prometam fotos inéditas. É fraude para contaminar o computador.
- Opte por lojas conhecidas. Forneça seus dados pessoais, como CPF e número de cartão de crédito, somente para sites de procedência confiável.
- Observe se a loja virtual tem alguma outra forma de contato, como telefone.
- Desconfie de promoções imperdíveis e de produtos com valores muito abaixo do cobrado no mercado. Recuse participar de sorteios de ofertas tentadoras e milagrosas.
- Se for comprar em sites de venda direta, verifique a reputação do vendedor e os depoimentos deixados por outros consumidores.
- Dê preferência a pagamentos por meios eletrônicos, como cartão de crédito, em vez de boleto bancário. Assim, uma terceira entidade está olhando pela transação financeira, já que a loja foi homologada
pela administradora do cartão de crédito. Se o estabelecimento de e-commerce não aceita cartão, desconfie. - Não clique em links para o site de lojas virtuais, pois a página pode ter sido clonada. Digite o endereço no browser, certificando-se de que o endereço que aparece no navegador corresponde ao nome da loja.
- Verifique se o site apresenta uma conexão segura (na qual os endereços são iniciados em https:// e aparece o cadeado ativado na parte inferior da tela). Clique no cadeado e confira se a informação do certificado corresponde com o endereço no browser.
- Verifique como é a política de troca da empresa, se será preciso, por exemplo, pagar a remessa do novo produto.
- Informe-se sobre o prazo de entrega dos produtos. Será que chega a tempo do Natal?
- Se for comprar de lojas no Exterior, lembre-se que é necessário cartão de crédito internacional e que, sobre o valor do produto, poderá ainda incidir impostos. Redobre a atenção se for adquirir eletrônicos. Lembre-se de que em outros países os padrões, como plugue de tomada, são diferentes.
- Guarde as evidências da compra, como comprovante de pagamento e e-mails de confirmação. Caso o produto seja adquirido no Exterior, guarde a nota fiscal de importação, garantia de que
entrou legalmente no país. - Em caso de fraudes, procure órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
Fonte: www.plugue.net.br
Comments (0)
Postar um comentário