SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA IMPORTANTE
As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.
Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).
É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.
É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-o a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.
JOSIANE TROCATTI
Coordenadora Administrativa
SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Prezado blogueiro,
Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus aparelhos celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.
O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia. Basta ligar para 192 e a ligação é gratuita.
Conheça mais sobre o serviço aqui: http://bit.ly/99hETM
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
A pessoa que se entitula ser do ministério da saúde deveria ler melhor a mensagem e tentar entendê-la antes de responder. Isto é que eu chamo de analfabetismo funcional e ainda presta um desserviço à outras pessoas.
Concordo com o Givanildo, a pessoa do Ministério da Saúde deve ser, realmente, um analfabeto funcional. Independente disso, tenho, por norma o hábito de não identificar os contatos no meu celular, para que, em caso de roubo, furto ou perda, o "ladrão" ou quem o achar não tenha condições de entrar em contato com parentes ou amigos simulando um seqüestro ou qualquer outra maneira de tentar arrancar dinheiro dos familiares. Se colocarmos um número de telefone com essa identificação, vai ficar claro que deve tratar-se de um parente muito próximo...
Concordo em partes com o Dimas. Nós internautas, já fomos orientados pela segurança pública ou polícia civil que não devemos colocar palavras indicando grau de parentesco ou afins ex: (mãe,pai, filho (a), esposa ou marido, residência ou casa etc)nos contatos do nosso celular, para não facilitar para os bandidos.
Também não concordo com a orientação da SAMU com essa dica do AA Emergência, pois também seria entregar de bandeja para um bandido, um contato particular do seu celular para ele realizar algum ato de má fé com o seu número. Normalmente são os familiares que quando dão falta do seu ente, é que vão a procura da pessoa desaparecida. O que a SAMU tem que fazer, é criar um número e disponibilisá-lo para a população,e nele contendo informações possíveis, por exemplo o nome do resgatado, local do acidente e o pronto socorro para onde ele foi encaminhado pela SAMU.
A iniciativa de se colocar um número para emergências no celular é muito bom, mas no entanto é frequente ouvir casos em que celulares roubados são utilizados para se dar o golpe do falso sequestro e, talvez incluindo este número de uma pessoa que deve ser contatada em caso de emergência pode ser mais uma arma para bandidos..
LEANDRO PROENÇA COSTA
leprocos@hotmail.com